A Coreia do Norte ordenou a mobilização de seus foguetes estratégicos e unidades de artilharia de longo alcance para um possível ataque contra bases militares dos Estados Unidos na ilha de Guam, no Havaí e no território americano, depois que aviões bombardeiros dos EUA sobrevoaram seu território.
Com a ordem do "supremo comando estratégico", a ditadura comunista de Pionguiangue eleva o tom de suas ameaças ao nível mais alto desde o início da manobras militares conjuntas entre os EUA e a Coreia do Sul no começo do mês.
Ao sul do paralelo 38º Norte, que divide a Península Coreana desde o fim da Segunda Guerra Mundial, o governo sul-coreano não detectou nenhuma ameaça real do inimigo histórico, observa a agência de notícias Reuters.
O regime norte-coreano já realizou três explosões atômicas experimentais e ameaçou os EUA com um ataque nuclear, mas os especialistas não acreditam que o país tenha condições de empacotar uma bomba e colocá-la num míssil capaz de longo alcance.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário