O general-de-divisão brasileiro Edson Leal Pujol assumiu hoje o comando da Missão das Nações Unidas para a Estabilização do Haiti (Minustah). Ele substitui outro brasileiro, o general-de-brigada Fernando Rodriguez Goulart, que teve o profissionalismo e a liderança elogiados pelos secretário-geral da ONU, Ban Ki Moon.
Pujol entrou para o Exército em 1971, formou-se oficial da cavalaria em 1977. Como general-de-brigada, comandou a partir de 2007 a 1ª Brigada de Cavalaria Blindada. Em 2009, foi nomeado comandante da Academia Militar das Agulhas Negras. Depois da promoção a general-de-divisão, em 2011, ele assumiu a chefia do Centro de Inteligência do Exército.
A Minustah foi criada pelo Conselho de Segurança da ONU em 30 de abril de 2004, depois da queda e fuga do país do presidente Jean-Bertrand Aristide, em fevereiro daquele ano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário