O Exército do Chade anunciou neste sábado ter matado no Máli o veterano jihadista Moktar Belmoktar, responsável pela ocupação de um campo de exploração de gás na Argélia que deixou dezenas de mortos em janeiro de 2013, informa a televisão americana CNN.
Depois de romper com o ramo da rede terrorista Al Caeda no Magreb Islâmico, Belmoktar criou a Brigada al-Muthalimin, a Brigada dos Mascarados. O ataque ao campo de gás, onde havia vários empregados estrangeiros, foi uma resposta à invertenção militar da França para combater extremistas muçulmanos no Norte da África.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
sábado, 2 de março de 2013
Chade anuncia morte de veterano jihadista
Marcadores:
Al Caeda no Magreb Islâmico,
Argélia,
Brigada al-Muthalimin,
Chade,
Extremismo muçulmano,
Fundamentalismo islâmico,
Jihadismo,
Máli,
Terrorismo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário