terça-feira, 12 de março de 2013

Alemanha de Hitler anexou Áustria há 75 anos

Sem disparar um tiro, há exatamente 75 anos, em 12 de março de 1938, a Alemanha nazista estendia seus tentáculos e anexava a Áustria, na chamada Anschluss (anexação). Cerca de 200 mil judeus viviam no país.

Logo depois, a Alemanha tomaria a região dos Sudetos da Tcheco-Eslováquia, com o consentimento da França e do Reino Unido no Acordo de Munique, de setembro de 1938, considerado uma grande capitulação diante de Hitler. O resto da Tcheco-Eslováquia seria ocupado em março de 1939. A Segunda Guerra Mundial começaria com a invasão da Polônia pelos nazistas em 1º de setembro de 1939.

Na Áustria, como consequência da anexação, os judeus perderam seus empregos, propriedades, direitos civis e dignidade. Mais de 6 mil foram enviados para os campos de concentração de Dachau e Buchenwald, onde a maioria morreu.

Outros milhares conseguiram fugir, entre eles uma menina chamada Gita Kaufman, que se tornou americana e agora está lançando o filme documentário Lembranças do meu passado, baseado em cartas escritas por sua família durante a Segunda Guerra Mundial, reporta o jornal The Times of Israel.

Meses depois que sua família escapou, em 1940, toda a Europa Oriental foi tomada por Hitler. Os campos de concentração só foram abertos depois. A solução final, a decisão de exterminar o povo judeu, só seria adotada oficialmente na Conferência de Wannsee, em 30 de janeiro de 1942. Mas seu destino tinha sido traçado pelos nazistas.

Nenhum comentário: