domingo, 17 de março de 2013

Quinto soldado da França morre na intervenção no Mali

Um cabo do 1º Regimento da Infantaria da Marinha da França morreu em combate no Norte do Mali, anunciou hoje o presidente François Hollande, manifestando sua "grande tristeza".

É o quinto soldado francês morto desde o início da intervenção militar francesa no Norte do Mali, em 11 de janeiro de 2013.

A revolta dos tuaregues deflagrou um golpe de Estado. Em 22 de março de 2012, militares descontentes com a falta de recursos para enfrentar as guerrilhas do Deserto do Saara, derrubaram o governo em Bamako, a capital malinesa, que fica no Sul do país.

Isso enfraqueceu ainda mais o governo central do Mali. Em abril do ano passado, o Movimento Nacional de Libertação de Azawade (tuarege) tomou as principais cidades do Norte atuantes na região em aliança com grupos extremistas muçulmanos como a rede terrorista Al Caeda no Magreb Islâmico.

Quando esses grupos jihadistas, que incluem traficantes e contrabandistas numa aliança profana feita no submundo de uma região miserável da África, marcharam para o Sul a caminho de Bamako, a França interveio.

Hollande prometia iniciar a retirada em março e concluí-la em abril, transferindo o controle militar da região para uma força de paz das Nações Unidas formada por soldados africanos, principalmente da Comunidade Econômica dos Países da África Ocidental, liderada pela Nigéria.

Nenhum comentário: