Cerca de 68% dos franceses e 44% dos que elegeram o socialista François Hollande no segundo turno no ano passado estão insatisfeitos. A maioria não acredita que o presidente da França cumpra suas promessas de reduzir o desemprego e equilibrar as contas públicas nem em 2013 nem até o fim do mandato, em 2017, indica uma pesquisa do instituto BVA para o jornal Le Parisien.
Só 2% dos entrevistados esperam que o governo atinja a meta de diminuir o déficit público para 3% do produto interno bruto em 2013, 4% que o desemprego caia em 2013 e 10% que o presidente não aumentará impostos para a classe média depois deste ano.
Entre os simpatizantes da direita, 92% estão decepcionados com o presidente, que ainda tem a confiança de 60% dos esquerdistas. Cerca de 46% dos ecologistas, 54% dos extremistas de esquerda e 68% dos eleitores do partido centrista também não gostam do governo Hollande.
Menos de um ano depois da eleição presidencial, realizada em 22 de abril e 6 de maio de 2012, 51% estão convencidos de que Nicolas Sarkozy seria um presidente melhor; 45% ainda preferem Hollande.
A pesquisa ouviu 1.013 franceses maiores de 18 anos em 28 de fevereiro e 1º de março, informa o jornal francês Le Monde.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário