Apesar das pressões internacionais sobre seu programa nuclear, a República Islâmica do Irã está fabricando mais 3 mil centrífugas avançadas para enriquecimento de urânio, noticiou ontem a televisao estatal.
A nova geração de centrífugas deve ser instalada na central nuclear de Natanz, noticia o jornal americano The New York Times. O anúncio vem poucos dias depois da retomada das negociações entre o país e as grandes potências do Conselho de Segurança das Nações Unidas (EUA, China, Rússia, França e Reino Unido) e a Alemanha, que acreditam que o Irã esteja desenvolvendo armas atômicas.
Não houve avanço nas negociações. As grandes potências exigem que o Irã cumpra as resoluções da ONU e pare com o enriquecimento do combustível nuclear, enquanto a república dos aiatolás insiste no levantamento das sanções internacionais como precondição para negociar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário