Os rebeldes que lutam há quase um ano contra a ditadura de Bachar Assad na Síria conquistaram ontem uma importante vitória ao tomar a cidade de Raca. Em outra frente de luta, 48 soldados sírios que entraram em território do Iraque para fugir do combate e nove guardas de fronteira iraquianos foram mortos, provavelmente por sunitais iraquianos que apoiam a rebelião.
Em Raca, "os rebeldes tomaram quase toda a cidade", anunciou o Observatório Sírio dos Direitos Humanos, com sede em Londres, ligado à oposição. "Nas próximas horas, Raca será a primeira capital de província fora do controle do regime", declarou Rami Abdel Rahmani, diretor do OSDH.
A cidade estaria sendo tomada principalmente por extremistas muçulmanos da Frente al-Nusra, ligada à rede terrorista Al Caeda. Seus aliados iraquianos são acusados pela matança dos soldados sírios que entraram no Iraque.
Raca fica perto da fronteira com a Turquia. É uma cidade de 240 mil habitantes. Desde o início da revolta popular, em 15 de março de 2011, recebeu mais de 800 mil deslocados (refugiados internos). Em todo o país, as Nações Unidas estima que mais de 70 mil pessoas foram mortas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário