O navio cargueiro iraniano Arezu saiu hoje do porto de Porto Machar com destino ao Iêmen, informou o chefe do Crescente Vermelho de Machar, citado pela Agência de Notícias República Islâmica.
Na carga, há 8 mil toneladas de arroz e mil toneladas de açúcar. Antes de seguir para o Iêmen, o Arezu deve parar em outro porto iraniano para receber um carregamento de farinha de trigo. De lá, segue para o Iêmen através do Golfo Pérsico.
Em 11 de maio de 2015, o Irã tinha enviado ao Iêmen o cargueiro Chahed, que não conseguiu chegar ao país por causa de um bloqueio naval da Arábia Saudita. Foi obrigado a desembarcar sua carga no Djubúti, um pequeno país africano onde as Nações Unidas coordenam a ajuda humanitária ao Iêmen.
O Irã apoia os rebeldes hutis, xiitas zaiditas, na guerra civil do Iêmen.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário