A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante atacou ontem o Exército da Síria e milícias aliadas para tentar reconquistar as cidades de Hassakê e Kobane, que ficam junto à fronteira com a Turquia, noticiou hoje o jornal libanês The Daily Star. Pelo menos 35 pessoas morreram na ofensiva.
O grupo jihadista perdeu terreno nos últimos na província de Rakka, onde fica a capital do Califado proclamado um ano atrás, para guerrilheiros curdos apoiados pela coalizão de forças aéreas liderada pelos Estados Unidos.
Numa feroz batalha de quatro meses, os guerrilheiros curdos tomaram Kobane em janeiro de 2015. Os curdos acusam a Turquia de permitir que milicianos do Estado Islâmico usassem território turco para invadir Kobane. Esta alegação não foi confirmada por fontes independentes.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário