A Marinha de Israel interceptou hoje à noite o navio Marianne, que seguia para a Faixa de Gaza com 200 ativistas para denunciar o bloqueio naval do território palestino. Entre as pessoas a bordo, estavam o deputado árabe-israelense Basel Ghattas e o ex-presidente da Tunísia Moncef Marzouki.
A operação foi realizada domingo à noite. Ninguém saiu ferido, ao contrário do que acontecera em 31 de maio de 2010, quando comandos israelenses atacaram o navio turco Mavi Marmara, matando nove cidadãos da Turquia. O ataque provocou revolta e azedou as relações entre os dois países, que só agora começam a se recuperar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário