Guerrilheiros das Unidades de Proteção do Povo Curdo avançaram na Síria rumo à cidade de Tal Abiade, que fica junto à fronteira com a Turquia e está em poder da milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante, noticiou a agência de notícias Reuters.
Os peshmerga, como são chamados os guerrilheiros curdos, bloquearam os acessos a Suluk, uma cidade próximo que também está sob o controle do Estado Islâmico.
Tel Abiade é a cidade fronteiriça mais próxima de Rakka, considerada a capital do califado proclamado pelo Estado Islâmico em 29 de junho de 2015.
Com a cobertura aérea dos Estados Unidos e aliados, os curdos conseguiram retomar a cidade de Kobane, que também fica na fronteira com a Turquia, mas tanto na Síria como no Iraque não mostram interesse em lutar em regiões não curdas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário