sexta-feira, 5 de junho de 2015

EUA tiveram saldo de 280 mil empregos em maio

A economia dos Estados Unidos registrou um saldo positivo de 280 mil vagas de emprego criadas a mais do que fechadas em maio de 2015, anunciou hoje o Departamento do Trabalho. O índice de desemprego subiu de 5,4% para 5,5%, num sinal de que há mais gente procurando emprego.

O resultado supera a expectativa média dos economistas entrevistados pelo jornal The Wall Street Journal, que era de 228 mil vagas. Indica um fortalecimento do mercado de trabalho depois de aumentos menores nos primeiros meses do ano, quando a economia foi afetada pelo inverno rigoroso.

A revisão dos meses anteriores reduziu o saldo de vagas de abril de 223 para 221 mil e aumentou o de março de 85 mil para 119 mil. Ao todo, foram 32 mil postos de trabalho a mais do que nas estimativas anteriores. Os salários subiram 0,3% em maio.

Com esses números, o mercado financeiro aposta que o Comitê de Mercado Aberto da Reserva Federal (Fed), o comitê de política monetária do banco central americano, aumente as taxas básicas de juros em setembro.

Nenhum comentário: