A milícia rebelde huti concordou hoje em participar de negociações sobre a paz no Iêmen mediadas pelas Nações Unidas, informou a agência de notícias Reuters. O presidente Abed Raboo Mansur Hadi, deposto pelos hutis, também vai participar do diálogo, marcado para 14 de junho de 2015 em Genebra, na Suíça.
Os hutis aceitaram negociar sem precondições. Hadi exige que os rebeldes devolvam os territórios conquistados e entreguem as armas para que o governo deposto os admita como negociadores legítimos.
A Arábia Saudita, que intervém militarmente no Iêmen desde 25 de março em defesa do presidente deposto, tentou iniciar um diálogo, mas os hutis, xiitas zaiditas apoiados pelo Irã, se negaram a participar alegando que os sauditas não eram mediadores neutros.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário