Os Estados Unidos e Cuba fecharam um acordo a ser anunciado em 1º de julho de 2015 para autorizar a reabertura de suas embaixadas, pondo fim formalmente à ruptura de relações diplomáticas, ocorrida em 1961, noticiou a agência Associated Press (AP).
A reabertura reflete o desejo dos EUA de normalizar as relações com a América Latina e o de Cuba de ampliar suas oportunidades no momento em que sua maior aliada, a Venezuela, enfrenta uma série crise econômica.
Em 17 de dezembro de 2014, depois de um ano e meio de negociações secretas, os presidentes Barack Obama e Raúl Castro anunciaram o reatamento.
O embargo econômico imposto a partir de 1960 em resposta à estatização de propriedades de americanos na ilha é desde 1992 lei aprovada pelo Congresso dos EUA. Só o Congresso pode revogá-lo e a oposição conservadora tem maioria na Câmara e no Senado.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário