quarta-feira, 10 de junho de 2015

Maduro não vai a encontro da Celac com UE

Sob intensa pressão internacional para libertar os presos políticos do regime chavista, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, cancelou sua participação num encontro de cúpula de líderes da União Europeia (UE) e da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) marcada para hoje em Bruxelas na Bélgica.

Na semana passada, Maduro suspendeu uma viagem a Roma, onde se encontraria com o papa Francisco, supostamente por causa de uma greve de fome de oposicionistas venezuelanos instalados perto do Vaticano para fazer a Santa Sé pressionar o governo da Venezuela a soltar seus presos políticos.

Uma tentativa frustrada foi feita nos últimos dias pelo ex-primeiro-ministro espanhol Felipe González, que ficou dois dias em Caracas, mas não recebeu autorização para o ex-prefeito de Chacao Leopoldo López e o prefeito da região metropolitana da capital, Antonio Ledezma, ambos presos sob vagas acusações de conspiração.

Com o fracasso do "socialismo do século 21", a inflação na Venezuela chegou a 100% ao ano. É a maior do mundo. Com o dólar a 415,59 bolívares, a economia afunda a olhos vistos e Maduro insiste em culpar uma suposta "guerra econômica" movida pelo eixo Bogotá-Madri-Miami.

O ex-presidente da Costa Rica Oscar Arias, ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1987, disse que não vai à Venezuela porque sabe que não terá acesso aos presos políticos do chavismo.

Nenhum comentário: