A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante executou cerca de 130 soldados da reserva e ex-agentes de segurança durante uma semana de expurgos de suspeitos de espionagem em Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, conquistada há um ano.
Pelo mesmo motivo, o grupo executou centenas de ex-militares e ex-policiais que serviram à ditadura de Saddam Hussein, deposto por uma invasão dos Estados Unidos em 2003. Um dos grandes erros dos americanos foi dissolver as forças de segurança e o funcionalismo público de Saddam, deixando milhões de desempregados que formaram o grosso da revolta sunita e aderiram ao EI.
O total de cadáveres e restos mortais exumados no Norte do Iraque chegou a quase 600 pessoas, noticiou o jornal inglês The Independent. Alguns relatos falam em 1,7 mil cadáveres exumados na área, onde os mortos no massacre do Campo Speicher foram enterrados em covas rasas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário