terça-feira, 16 de junho de 2015

Rebeldes do Iêmen chegam a Genebra para negociar a paz

Uma delegação dos rebeldes hutis chegou hoje a Genebra, na Suíça, a tempo de participar do segundo dia das negociações sobre a paz no Iêmen mediadas pelas Nações Unidas.

A delegação huti deixou Saná, a capital iemenita, há dois dias, mas não pôde participar do primeiro dia de negociações porque ficou retida no Djibúti. Os hutis disseram que o Egito e o Sudão, aliados do presidente deposto, Abed Rabbo Mansur Hadi, negaram permissão para que seu avião cruzasse seu espaço aéreo.

Os rebeldes hutis são xiitas zaiditas apoiados pelo Irã. Eles entraram em Saná em setembro do ano passado e, em fevereiro, depuseram o presidente e dissolveram os poderes Executivo e Legislativo.

Desde 25 de março de 2015, a Arábia Saudita e aliados intervêm militarmente para impedir que mais um governo apoiado pelo Irã se instale num país vizinho. Os sauditas apoiam os sunitas em confrontos com os xiitas no Bahrein, no Iraque, no Líbano e na Síria para impedir a consolidação de um acordo xiita que se estende do Irã ao Mar Mediterrâneo.

A Arábia Saudita deu abrigo ao presidente deposto e tentou mediar suas próprias negociações, mas os hutis se negaram a ir negociar em Riade.

O Iêmen é base da maior facção da rede terrorista Al Caeda, Al Caeda na Península Arábica, alvo frequente de ataques de drones dos EUA

Nenhum comentário: