O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC) concordaram hoje em criar uma comissão para investigar os crimes cometidos pelo governo e pela guerrilha durante os 50 anos de guerra civil, noticiou hoje a Rádio Caracol.
A culpabilidade dos membros da guerrilha é um dos pontos nevrálgicos que impedem um acordo de paz definitivo entre o governo e as FARC. O líder de outro grupo rebelde, o Exército de Libertação Nacional (ELN), que está iniciando negociações com o governo da Colômbia, alegou que não faz sentido abandonar a luta armada e entregar as armas para ir para a cadeia.
As negociações realizadas em Havana há dois anos e meio enfrentam um momento de crise, com ataques dos dois lados diante da estagnação no processo de paz. O acordo anunciado hoje é um passo importante.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário