O Majlis (Parlamento) do Irã aprovou hoje uma lei que limita seu próprio poder de bloquear um acordo nuclear que está sendo negociado com as cinco grandes potências com direito de veto no Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha, noticiou o sítio France 24.
Qualquer lei decorrente do acordo terá de passar pelo Supremo Conselho de Segurança Nacional, que será encarregado de fiscalizar seu cumprimento.
As negociações, que devem ser concluídas até 30 de junho de 2015, visam a congelar o programa nuclear iraniano durante dez anos para evitar que o país desenvolva armas atômicas. O Irã conserva o direito de enriquecer urânio a baixos teores para uso em reatores nucleares de produção de energia para fins pacíficos.
Em troca, as sanções internacionais impostas para punir o regime teocrático da República Islâmica serão suspensas gradualmente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário