Um dos vice-presidentes do Burúndi, Gervais Rufyikiri, fugiu do país depois de acusar o presidente Pierre Nkurunziza de tentar concorrer a um terceiro mandato, violando a Constituição, noticiou a agência Reuters.
Rufyikiri é mais um alto funcionário a fugir em meio a uma crescente onda de protestos contra Nkurunziza, que estaria violando o acordo de paz de 2005, que pôs fim a uma longa guerra civil entre a minoria tútsi e a maioria hutu.
No mês passado, Nkurunziza foi alvo de uma tentativa de golpe de Estado quando participava na Tanzânia de uma reunião da Comunidade da África Oriental para discutir a crise, mas conseguiu voltar ao país. Adiou então as eleições presidencial e parlamentares.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário