Com 6% do total, de quase 50 bilhões de euros, o Brasil foi o quarto maior destino do investimento externo direto dos portugueses e o quinto maior investidor no país em 2014, revelou o Banco de Portugal. A lista é liderada pela Holanda (36%), a Espanha (17%) e a Alemanha (8%). O Brasil está ao lado de Angola.
No outro sentido, o investimento externo direto em Portugal ficou em torno de 90 bilhões de euros. Os maiores investidores foram a Espanha (26%), a Holanda (23%), Luxemburgo (13%), o Reino Unido (8%) e o Brasil (6%).
Os investimentos portugueses no exterior se concentram no setor de serviços. O investimento direto é aplicado diretamente na produção, com compra, instalação e modernização de empresas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário