Depois da decisão dos Estados Unidos de enviar armas pesadas à Polônia, o presidente Vladimir Putin anunciou hoje a instalação de mais de 40 novos mísseis nucleares balísticos intercontinentais. A Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) condenou a medida como "injustificada" e "perigosa", noticia a televisão pública britânica BBC.
O desenvolvimento dos novos mísseis faz parte de um amplo programa de modernização das Forças Armadas da Rússia, que aumentou seu orçamento militar em 65% nos últimos dois anos e desde o ano passado acusa os países ocidentais pela crise na ex-república soviética da Ucrânia, ressuscitando a Guerra Fria.
Em nota, o secretário-geral da OTAN, o ex-primeiro-ministro norueguês Jens Stoltenberg, criticou o anúncio de Putin dizendo que "confirma o padrão de comportamento da Rússia nos últimos tempos. Vemos a Rússia investindo mais em defesa, especialmente na capacidade nuclear. Esse ranger de espadas nuclear é injustificado, desestabilizador e perigoso."
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário