terça-feira, 23 de junho de 2015

EUA espionaram os três últimos presidentes da França

A Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos espionou regularmente de 2006 a maio de 2012 três presidentes da França, Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e o atual, François Hollande, revelaram hoje documentos vazados pelo WikiLeaks publicados pelo grupo Mediapart e o jornal francês Libération.

"No mundo da espionagem, não aliados nem amigos", resume o Libé, citando a chanceler (primeira-ministra) da Alemanha, Angela Merkel. Indignada ao saber que era vigiada pelo serviço secreto americano, ela reagiu: "Espionagem entre amigos? Isso não se faz." E convidou o presidente Barack Obama a telefonar quando quisesse saber das novidades.

Os documentos vazados foram agrupados como Espionagem Elisée, com cinco relatórios da NSA. Dois foram mostrados pelos EUA aos serviços secretos aliados da Austrália, do Canadá, da Nova Zelândia e do Reino Unido. Três ficaram restritos à comunidade de informações dos EUA.

Durante o governo Jacques Chirac, a inteligência americana concluiu que o ministro do Exterior, Philppe Douste-Blazy era "propenso a fazer declarações inexatas ou inoportunas". Em 2008, depois do colapso do banco Lehman Brothers, o presidente Sarkozy estava convencido, ironizam os agentes dos EUA, de que era "o único homem capaz de resolver a crise".

O memorando mais recente é de uma conversa do presidente Hollande com o primeiro-ministro Jean-Marc Ayrault sobre a crise da Grécia e o risco de saída do país da união monetária europeia.

Se os documentos pirateados pelo WikiLeaks eram sigilosos, não revelam nenhum segredo de Estado.

Nenhum comentário: