A polícia da Colômbia prende Alonso Rodríguez Rojas, mais conhecido como O Agrônomo, comandante da frente José Marica Becerra do Exército de Libertação Nacional (ELN), segundo maior grupo guerrilheiro do país, noticiou o jornal colombiano El Espectador.
Rodríguez é acusado de rebelião, terrorismo e por um ataque em que 29 pessoas foram feridas na cidade de Popayán, no departamento de Cauca, em 2011.
Há quatro meses, o ELN, um grupo de orientação castrista fundado em 1964, havia concordado em negociar a paz com o governo colombiano. Há pouco mais de um mês, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), que negociam desde 2012, pediram ao governo a inclusão do ELN no processo de paz.
A prisão é mais uma indicação do governo de que as atividades guerrilheiras não serão mais toleradas, só restando aos grupos armados negociar o fim da guerra.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário