Depois de um violento combate, os rebeldes hutis, xiitas zaiditas apoiado pelo Irã, tomaram a cidade de Al-Hasme, capital da província de Jaufe, no Iêmen, noticiou a agência Reuters citando moradores locais como fonte.
Os hutis tomaram assim a capital da maior província iemenita no deserto, que faz fronteira com a Arábia Saudita, dias antes do início de conversações de paz em Genebra, na Suíça.
A Arábia Saudita intervém militarmente na guerra civil do Iêmen desde 25 de março de 2015 em defesa do presidente deposto, Abed Rabbo Mansur Hadi, refugiado em Riade, a capital saudita, para impedir que um governo aliado do Irã se instale em sua fronteira sul.
Há conflitos entre sunitas e xiitas também no Bahrein, no Iraque, no Líbano e na Síria, que formam um arco xiita no Oriente Médio que se estende do Irã até o Mar Mediterrâneo. Os sauditas apoiam os sunitas; a República Islâmica, os xiitas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário