A rede Al Caeda na Península Arábica, com sede no Iêmen, confirmou hoje a morte de seu líder, Nasser al-Wahishi, num bombardeio de aviões não tripulados (drones) dos Estados Unidos, noticiou o jornal The Washington Post, citando fontes do Departamento da Defesa, o Pentágono.
Ex-assessor pessoal de Ossama ben Laden, Wahishi era considerado o segundo homem na hierarquia d'al Caeda, depois do médico egípcio Ayman al-Zawahiri. O comandante militar da ACPA, Kassim al-Raimi, será o novo líder.
Ao derrubar o governo e criar um estado de anarquia no Iêmen, a guerra civil contribuiu para a expansão da rede terrorista, que tomou a cidade de al-Mukala, a quinta maior do país.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário