A milícia extremista muçulmana dos Talebã (Estudantes) assumiu o controle de uma delegacia de polícia no distrito de Mussa Kala, na província de Helmande, no Afeganistão. Pelo menos 20 policiais saíram mortos e outros dez feridos.
Depois da retirada da maior parte da força internacional que invadiu o país em 2001 em resposta aos atentados de 11 de setembro nos Estados Unidos, a milícia dos Talebã tenta retomar o poder. Também enfrenta uma infiltração do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, que luta pela supremacia do jihadismo.
Com a aproximação do verão no Hemisfério Norte, os Talebã estão em plena atividade como principal força rebelde no Afeganistão e estariam recebendo ajuda financeira do Irã, preocupado em defender seus interesses depois que os americanos forem embora.
Diante da ofensiva do Estado Islâmico no Iraque, o presidente Barack Obama decidiu manter 9,8 mil soldados no Afeganistão. O objetivo prioritário é treinar as forças de segurança afegãs, mas forças especiais podem entrar em combate para evitar um recrudescimento do terrorismo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário