Com a promessa de adotar uma política externa e de segurança nacional linha-dura, o senador republicano pelo estado da Carolina do Sul Lindsay Graham lançou ontem sua campanha pela candidatura do Partido Republicano à Presidência dos Estados Unidos em 2016.
"Quero ser presidente para derrotar os inimigos que estão tentando nos matar", declarou Graham, citado pelo jornal The Washington Post, "não apenas para penalizá-los, criticá-los ou contê-los, mas para derrotá-los."
Mais de dez republicanos já manifestaram a intenção de disputar a candidatura à Casa Branca em 2016. O senador Graham, de 59 anos, será apenas mais um a favor de uma política externa mais agressiva em meio à preocupação com a milícia jihadista Estado Islâmico do Iraque e do Levante e outras ameaças terroristas.
Para marcar a diferença, ele alega: "Tenho mais experiência com a nossa segurança nacional do que qualquer outro candidato, inclusive você, Hillary", afirmou ontem, numa desafio à ex-secretária da Estado e ex-primeira-dama, favorita no Partido Democrata.
Desde logo, Graham tem o apoio de seu colega de Senado John McCain, que perdeu a eleição de 2008 para Obama e hoje é um dos maiores críticos da polítca externa do atual governo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário