A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante atacou guerrilheiros curdos ontem na cidade de Bachika, perto de Mossul, no Norte do Iraque, noticiou hoje o jornal Ekurd, citando como fonte um comandante dos peshmerga.
Depois de uma hora e meia de combate, as forças curdas repeliram a ofensiva jihadista. Nenhum guerrilheiro curdo foi morto. Não há informações sobre baixas do lado do Estado Islâmico.
Há um ano, o Estado Islâmico saiu de suas bases na Síria e lançou uma grande ofensiva no Norte do Iraque, capturando Mossul, a segunda maior cidade iraquiana, e proclamou a fundação de um califado, um império islamita radical com a ambição de governador o mundo inteiro.
Em agosto de 2014, depois da degola de reféns americanos, os Estados Unidos entraram na guerra contra o Estado Islâmico, mas só com a Força Aérea. As operações terrestres são conduzidas pelo Exército do Iraque, desmoralizado na ofensiva do ano passado, e por milícias curdas, sunitas e xiitas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário