domingo, 1 de março de 2015

Lituânia faz acordo para comprar gás dos EUA

A ex-república soviética da Lituânia fechou um acordo para comprar gás natural liquefeito da companhia americana Chenier Energy, de Houston, no Texas, anunciou hoje a Agência France Presse (AFP). O objetivo é reduzir a dependência das exportações da Rússia. As remessas começam no próximo ano.

As três repúblicas bálticas da extinta União Soviética - Estônia, Letônia e Lituânia - são pequenos países ocupados pelo ditador Josef Stalin em 1940. Não pertencem ao núcleo original da URSS, fundada em 1922.

Com o colapso do comunismo, proclamaram a independência em 1991. Em 2004, aderiram à União Europeia e à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Como têm populações russas, temem ser alvo do neoimperialismo do presidente Vladimir Putin, que já ocupou parte das ex-repúblicas soviéticas da Geórgia e da Moldova, e há um ano intervém militarmente na Ucrânia.

Há um temor de que as repúblicas bálticas sejam o próximo alvo do putinismo.

O acordo do gás com os EUA é uma primeira defesa contra o revanchismo da Rússia. Se houver uma ação militar, a OTAN será obrigada a defender as repúblicas bálticas por força do princípio que estabelece que "um ataque contra um é um ataque contra todos".

Nenhum comentário: