A oposição à ditadura de Bachar Assad abandonou ontem as negociações mediadas pelas Nações Unidas em Genebra, na Suíça, sobre a paz na guerra civil da Síria, confirmou hoje um membro da delegação, citado pela agências de notícias Reuters.
Os oposicionistas denunciam violações pelo governo do frágil cessar-fogo em vigor desde 27 de fevereiro de 2016. Com a ofensiva governamental para retomar Alepo, a oposição exige uma verdadeira trégua para voltar ao diálogo indireto pela paz.
Com a intervenção militar da Força Aérea da Rússia a partir de 30 de setembro de 2015, o equilíbrio de forças no campo de batalha mudou a favor do governo, que não se mostra inclinado a fazer qualquer concessão na mesa de negociações.
Mais de 270 mil pessoas foram mortas desde o início da guerra civil síria, em março de 2011. Cerca de 5 milhões fugiram do país e outros milhões foram deslocados internamente.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário