O Estado Islâmico do Iraque e do Levante reivindicou a responsabilidade pelo assassinato do coronel Kitab Majid al-Hammadi, do Ministério do Interior da Arábia Saudita, na cidade de Dauadmi, no centro do país, informou a agência Associated Press.
Nos últimos dois anos, aumentou o número de atentados cometidos por extremistas muçulmanos sunitas. Embora o terrorismo sunita não seja novidade no reino, houve atentados atribuídos à rede terrorista Al Caeda desde os anos 1990s, o autoproclamado califado do Estado Islâmico realimentou a violência política em todo o Oriente Médio.
À medida que o califado do Estado Islâmico perde territórios na Síria e no Iraque, mais militantes voltam para casa endurecidos pela guerra. Como na Europa, levam sua experiência de guerra para realizar atentados internos.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário