sexta-feira, 8 de abril de 2016

Partido nacionalista ganha força na Alemanha

Enquanto os partidos tradicionais caem nas pesquisas, o novo partido nacionalista Alternativa para a Alemanha (AfD) está ganhando força com a crise da Zona do Euro e principalmente a onda de refugiados vindos do Oriente Médio, infomrou joje o jornal Die Welt.

De acordo com uma nova pesquisa do instituto Deutschland Trend para a televisão ARD, a coalizão conservadora entre a União Democrata-Cristã (CDU) e a União Social-Cristã (CSU) liderada pela chanceler (primeira-ministra) Angela Merkel caiu dois pontos para 34%. 

O Partido Social-Democrata (SPD) tem o apoio de apenas 21% do eleitorado, a menor parcela em quase 20 anos de pesquisas da ARD.

A AfD subiu três pontos para 14%. É um partido conservador e eurocético formado em 2013, inicialmente para contestar os programas de resgate  financeiros dos países da Eurozona envididados pela crise além da capacidade de pagar (Grécia, Irlanda, Portugal e Espanha). É contra o euro, a favor da volta do marco ou de uma união monetária menor. 

Como a Alemanha lidera a União Europeia, mudanças políticas no país terão impacto em todo o continente.

Para manter os princípios fundamentais do projeto europeu, Merkel decidiu acolher os refugiados, ressuscitando o fantasma do nacionalismo alemão. O movimento Peguida contra uma suposta islamização da Europa foi um sinal do renascimento do autoritarismo alemão. A ascensão da AfD é mais um.

Nenhum comentário: