O primeiro-ministro socialista Manuel Valls recebeu ontem um relatório propondo que o governo da França garanta uma renda mínima mensal de 400 euros (R$ 1.612,53) para todos os cidadãos entre 18 e 65 anos. Os idosos teriam direito a mais 400 euros mensais.
A reforma custaria 6,6 bilhões de euros por ano. O relatório Repensar as mínimas sociais sugere a unificação de dez benefícios sociais distintos para pessoas de baixa renda. A idade mínima para receber a ajuda estatal seria baixada de 25 para 18 anos, de modo a combater o desemprego e a pobreza entre os jovens.
Para Os Republicanos, o principal partido de oposição, a medida, a ser implantada a partir de 1º de janeiro de 2017, seria um desincentivo aos jovens, que poderiam se acomodar no desemprego. Na opinião do deputado Christophe Sirugue, autor da proposta, a revisão seria o "começo de uma luta eficaz contra a probreza entre os jovens.
A taxa de pobreza entre os jovens de 18 a 29 anos era de 18,6% em 2013, último dado disponível, em contraste com 12,3% para a população francesa como um todo.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário