Os governos da Armênia e do Azerbaijão anunciaram hoje uma trégua depois de dias de choques que deixaram dezenas e civis de militares mortos no território de Nagorno-Karabakh, disputado entre os dois países desde o fim da União Soviética, noticiou a agência Associated Press.
A trégua foi acertada depois que um grupo de enviados especiais da Europa e dos Estados Unidos prepavara uma visita à região para mediar uma solução para o conflito.
Nagorno-Karabakh (Alto Karabakh) e um território do Azerbaijão onde a maioria da população é armênia por causa de migrações forçadas promovidas pelo ditador soviético Josef Stalin para tornar a URSS indivisível.
Quando o país entrou em declínio, ressurgiram os nacionalismos sufocados pelo regime comunista depois da Revolução Bolchevique, em 1917. A guerra em Nagorno-Karabakh estourou em 1988 e durou até 1994. Cerca de 11 mil azerbaijanos e 6 mil armênios foram mortos. O território ficou sob o controle da Armênia.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário