terça-feira, 26 de abril de 2016

Trump ganha eleições primárias em mais cinco estados

O bilionário Donald Trump venceu as eleições primárias do Partido Republicano realizadas hoje em cinco estados do Nordeste dos Estados Unidos (Connecticut, Delaware, Maryland, Pensilvânia e Rhode Island), aumentando as chances de garantir a candidatura à Casa Branca antes da convenção nacional do partido, em julho.

Com dois concorrentes que concentram seus esforços em outros estados, o senador Ted Cruz e o governador John Kasich praticamente abandonaram as prévias de hoje. Assim, no início da apuração Trump obtém vantagens de 60% ou mais e todas as projeções indicam sua vitória.

Trump conquistou hoje 105 delegados contra 5 para Kasich e 1 para Cruz, um evangélico ultraconservador texano sem prestígio nos estados mais liberais do Nordeste dos EUA.

O magnata imobiliário nova-iorquino tem agora 949 delegados com 548 de Cruz e 153 para Kasich, na contagem do jornal The Wall Street Journal. Para garantir a candidatura republicana, são necessários 1.237 delegados.

Se Trump chegar à convenção nacional em Cleveland, Ohio, em 18 de julho, sem a vitória assegurada, a partir da segunda votação os delegados não precisam mais seguir o resultado das prévias. Numa "convenção disputada", podem votar livremente e escolher mais ao gosto da cúpula do partido.

No momento, Trump precisa de mais 288 delegados. Como lidera com vantagens de mais de 25 pontos percentuais na Califórnia e Nova Jérsei, onde há 223 delegados em jogo e o ganhador leva todos, faltariam apenas 65 delegados a disputar nas primárias de Indiana, Novo México e Oregon. Por isso, Cruz e Kasich fizeram uma aliança para o mais fraco apoiar o mais forte nestes três estados.

Entre os democratas, a ex-secretária de Estado e ex-senadora Hillary Clinton praticamente garantiu a candidatura do partido ao ganhar na Pensilvânia, em Maryland, os dois estados mais populosos em jogo em mais estar superterça-feira, em Delaware e Connecticut.

O senador socialista Bernie Sanders só ganhou em Rhode Island. Está sob pressão para abandonar a disputa e apoiar Hillary, que marcha para assegurar a candidatura democrata à Presidente dos EUA em 8 de novembro.

Hillary ganhou mais 195 delegados hoje contra 129 para Sanders. No Partido Democrata, o número para garantir a candidatura é 2.383. A ex-secretária de Estado chegou hoje a 2.141, enquanto Sanders soma 1.321.

Nenhum comentário: