O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela, dominado pelo regime chavista, concordou em fornecer à oposição os formulários para coletar assinaturas e iniciar o processo de convocação de um referendo para revogar o mandato do presidente Nicolás Maduro.
O referendo revogatório foi introduzido pelo então presidente Hugo Chávez na Constituição da República Bolivarista da Venezuela, elaborada por uma Assembleia Nacional Constituinte, em 1999. Em 15 de agosto de 2004, o próprio Chávez foi submetido à consulta popular e venceu com 59% dos votos.
Para convocar o referendo, a coalizão oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD) precisa das assinaturas de 20% do eleitorado da Venezuela. Nas eleições parlamentares de 6 de dezembro de 2015, havia 19.496.296 eleitores registrados aptos para votar.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário