domingo, 17 de abril de 2016

Terremoto de 7,8 graus mata pelo menos 77 pessoas no Equador

Um violento tremor de terra de 7,8 graus na escala aberta de Richter causou a morte de pelo menos 77 pessoas e deixou outras 588 feridas ontem à noite na costa do Equador no Oceano Pacífico, informou o último boletim oficial, divulgado pelo vice-presidente Jorge Glas, citado pelo jornal El Comercio.

Foi o terremoto mais forte no país andino desde 1979. Era início da noite, 18h58 em Quito (20h58 em Brasília) quando a terra tremeu. O epicentro foi no litoral, perto da cidade de Muisne, na província de Esmeraldas.

Uma ponte desabou em Guaiaquil, a maior cidade equatoriana, assim como a torre do aeroporto de Manta. O abalo sísmico foi sentido na capital, Quito. Alguns bairros ficaram sem energia elétrica nem telefone.

O presidente Rafael Correa decretou estado de emergência e pediu calma à nação de 16 milhões de habitantes. Os moradores foram aconselhados a se afastar do mar por causa do risco de ondas gigantes.

Do outro lado do oceano, um terremoto de 7,3 graus abalou a província de Kunamoto, no Japão. Foi o segundo tremor a atingir a ilha de Kyushu em 24 horas. Os dois abalos mataram pelo menos 41 pessoas.

Nenhum comentário: