terça-feira, 5 de abril de 2016

Derrota em Wisconsin complica candidatura Donald Trump

Os favoritos até agora na corrida Casa Branca, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton, no Partido Democrata, e o bilionário Donald Trump, no Partido Republicano, perderam hoje as eleições primárias do estado de Wisconsin. Enquanto Hillary segue firme rumo à candidatura, Trump terá problemas à frente.

No Partido Republicano, com 57% dos votos apurados, o ultraconservador Ted Cruz lidera com 51% dos votos contra 32% para Trump e 14% para o governador de Ohio, John Kasich.

Com a vitória do ultraconservador Cruz, outro nome mal visto pela cúpula do partido, Trump precisa conquistar 70% dos delegados em disputa nas prévias que faltam para chegar à convenção nacional do partido com pelo menos 1.237 comprometidos com sua candidatura.

Se conseguir, só um golpe de Estado interno no partido contra as regras do jogo poderia negar a Trump a candidatura republicana. O magnata imobiliário já reclamou que o governo de Ohio John Kasich não abandona a campanha, embora matematicamente não tenha chances.

Kasich, considerado um conversador moderado, ajuda a roubar votos de Trump. Se estivessem só Trump e Cruz na disputa, o vencedor chegaria na convenção com a candidatura assegurada.

Caso seja barrado, Trump ameaça concorrer como independente, o que tiraria votos do candidato republicano, facilitando em princípio uma vitória de Hillary.

No Partido Democrata, com mais da metade dos votos apurados, o socialista Sanders vence Hillary por 54% a 45%. Ele trouxe temas para a campanha como desigualdade, salário mínimo e abusos do sistema financeiro.

Com grande prestígio entre os jovens, o senador conquistou vitórias importantes em estados pequenos com eleitorado majoritariamente branco. Hillary ganha por ampla margem em estados com eleitorados negros e latinos importantes.

Nenhum comentário: