Uma escrava que se tornou líder do movimento abolicionista no século 19 e foi espiã do Norte na Guerra Civil dos Estados Unidos será a primeira mulher a aparecer numa nota de dólar. Harriet Tubman substitui Andrew Jackson, o sétimo presidente dos EUA, por decisão do secretário do Tesouro, Jacob Lew.
Tubman não só conseguiu fugir da escravidão aos 13 anos de idade como ajudou a cerca de 70 escravos usando uma rede de ativistas e casas de passagem conhecida como Ferrovia Subterrânea. Ela se orgulhava de "nunca ter perdido um passageiro".
Jackson era senhor de escravos e ofereceu todas as terras a leste do Rio Mississípi para colonos europeus, expulsando os índios para o Oeste.
"A vida de Harriet Tubman é realmente uma das grandes histórias americanas", declarou o secretário do Tesouro, admitindo que ela "não foi bem recompensada durante a vida".
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário