A milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante sequestrou pelo menos 200 trabalhadores de uma fábrica de cimento perto de Damasco, a capital da Síria, disseram os diretores da empresa e moradores da região, citados pela televisão pública britânica BBC.
Os terroristas atacaram em 4 de abril o dormitório da fábrica Badiyah, nos arredores da cidade de Dumair, a 40 quilômetros a leste de Damasco. Desde então, nenhum refém entrou em contato com diretores da companhia, parentes ou moradores.
Sob pressão em várias frentes, o califado do Estado Islâmico perde território. Na Síria, o governo retomou Palmira e outras regiões da província de Homs com o apoio da Força Aérea da Rússia, e outros grupos rebeldes, principalmente os curdos, tomaram cidades do Norte do país, junto à fronteira da Turquia.
No Iraque, o Exército avança lenta mas decididamente em direção a Mossul. Sem grandes sucessos no campo de batalha há quase um ano, a milícia apela cada vez mais para atos terroristas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário