A Coreia do Norte está preparando o teste de um míssil balístico móvel capaz de atingir o território dos Estados Unidos, informou ontem a televisão CNN citando como fonte militares americanos.
O lançamento seria de um míssil de médio alcance Musudan, capaz de atingir as ilhas de Chemia e Guam, assim como o arquipélago das ilhas Aleutas, no Alasca.
O regime comunista de Pionguiangue também poderia testar um míssil de longo alcance, o míssil balístico intercontinental KN-08 ou sua versão mais avançada, o KN-14, que seria capaz de atingir a costa oeste dos EUA.
Para atingir sua meta de ter uma força capaz de dissuadir um ataque dos EUA, o governo stalinista norte-coreano deve realizar testes de mísseis intercontinentais balísticos bem-sucedidos para mostrar capacidade de bombardear o território americano com uma bomba atômica.
Com o desenvolvimento da tecnologia de mísseis pela Coreia do Norte, os EUA estão pressionando a Coreia do Sul a instalar um sistema de defesa antimísseis. Isso preocupa a China pelo medo de que dê uma vantagem estratégica aos americanos num possível conflito no futuro. O escudo antimísseis permitiria abater os mísseis chineses logo após o lançamento, longe do território americano.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário