Um caminhão-bomba explodiu hoje perto de um mercado público da capital do Iraque que fica na rota de uma peregrinação de xiitas matando pelo menos 21 pessoas, noticiou a televisão pública britânica BBC.
Em nota divulgada na Internet, a milícia terrorista Estado Islâmico do Iraque e do Levante assumiu a autoria do atentado em que disse ter usado três toneladas de explosivos. O alvo era um posto de controle de uma milícia xiita.
Mais de 40 civis foram mortos em atentados a bomba em Bagdá nos últimos 30 dias. Os peregrinos xiitas iam para o santuário de Cadímia.
O Estado Islâmico ataca sistematicamente os muçulmanos xiitas, que considera infiéis, para atiçar um conflito com a minoria sunita, que mandava no Iraque durante a ditadura de Saddam Hussein (1979-2003), e se apresentar como defensor dos sunitas.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário