A Guarda Costeira do Vietnã deteve um navio petroleiro da China e três tripulantes sob a acusação de invadir águas territoriais vietnamitas em 31 de março de 2016, noticiou a mídia local.
De acordo com as autoridades do Vietnã, o capitão do petroleiro chinês admitiu haver entrado ilegalmente no mar territorial vietnamita para fornecer combustível a embarcações chinesas que pescavam ilegalmente na região.
O petroleiro levava 100 mil litros de óleo diesel. Foi rebocado até o porto da Hai Phong, no Norte do Vietnã. O incidente foi apenas mais um de uma série dentro das disputas territoriais com vários países vizinhos no Mar do Sul da China: Brunei, Filipinas, Malásia, Taiwan e Vietnã.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário