sexta-feira, 15 de abril de 2016

Abin confirma ameaça do Estado Islâmico ao Brasil

A advertência apareceu no Twitter em novembro de 2015, logo depois dos atentados que deixaram 130 mortos em Paris. O Brasil pode ser alvo do Estado Islâmico do Iraque e do Levante, especialmente durante a Olimpíada do Rio. Foi confirmada em 13 de abril pelo diretor de contraterrorismo da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Alberto Sallaberry.

"Brasil, vocês são nosso próximo alvo", disparou a mensagem divulgada na rede social por Maxime Hauchard, um terrorista que já apareceu degolando pessoas num vídeo do Estado Islâmico. Uma segunda frase foi atribuída a um perfil falso: "Podemos atacar este país de merda."

A conta  de Hauchard foi cancelada pelo Twitter, que está fazendo o mesmo com todos os perfis associados a grupos terroristas. À medida em que perde territórios no Iraque e na Síria, o Estado Islâmico tende a regredir de protoestado para organização terrorista.

"Monitoramos e percebemos que o perfil era realmente do Maxime, um dos líderes do Estado Islâmico. A partir do momento da postagem, houve uma maior intensidade nos discursos de agressividade dos autoproclamados seguidores deste grupo terrorista no Brasil", declarou Salaberry durante uma Feira Internacional de Segurança realizada no Rio de Janeiro tendo como fogo os Jogos Olímpicos.

Hauchard foi descrito como um "garoto-propaganda do Estado Islâmico". Aos 18 anos, ele saiu de uma vila no interior da França e foi para a Síria integrar à organização terrorista, onde "é o segundo na linha de comando dos decapitadores.

O diretor da Abin, o serviço secreto da Presidência da República, chamo a atenção para o número crescente de pessoas no Brasil que juraram lealdade ao califado autoproclamado pelo Estado Islâmico em 29 de junho de 2014: "Quando uma pessoa faz o juramento, está disposta a cometer qualquer atentado violento em nome do grupo. A ordem pode ser via Internet."

Essas pessoas estão sendo vigiadas pela Abin. Por questão de segurança, Sallaberry não divulgou quantas são. Seus agentes também estão de olho na Internet. Motoristas de táxi e funcionários de hotéis estão sendo treinados para dar o alerta. E há uma intensa cooperação com os serviços secretos de outros países, especialmente os principais alvos potenciais do terrorismo.

"O sucesso contra o terrorismo só é possível com cooperação", advertiu o chefe da Abin. "O terrorista é uma ameaça sem rosto. Pode ser qualquer um."

Nenhum comentário: