A Igreja Católica vai entrar em contato com os principais partidos políticos da Venezuela para promover um diálogo nacional para tentar acabar com o espaço político do país, informou hoje o jornal Panorama.
O virtual colapso da economia com as políticas antiliberais do "socialismo do século 21" do falecido caudilho Hugo Chávez e a queda nos preços do petróleo geraram uma crise política sem precedentes que ameaça o presidente Nicolás Maduro.
Uma possível visita do papa Francisco à Venezuela depende de um convite oficial do governo e do avanço do diálogo. O Vaticano defende uma transição para superar as crises do regime chavista.
Tanto o governante Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) quanto a coalizão oposicionista Mesa da Unidade Democrática (MUD) têm boas relações com o papa. Estão avaliando a proposta.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário