domingo, 24 de abril de 2016

Extrema direita vence primeiro turno da eleição presidencial na Áustria

De acordo com as projeções dos primeiros resultados, o candidato ultranacionalista Norbert Hofer, do Partido da Liberdade, conquistou 37% dos votos no primeiro turno da eleição presidencial na Áustria. A outra vaga no segundo turno ficou com o verde Alexander Van der Bellen.

Será a primeira vez desde 1945 que a Presidência da Áustria sairá das mãos dos partidos tradicionais, o Partido Social-Democrata dos Trabalhadores e o Partido Popular, democrata-cristão.

Esse resultado reflete o crescente desprestígio dos partidos tradicionais, a exemplo do que acontece em quase toda a Europa, onde a neofascista Frente Nacional tem cerca de 25% do eleitorado da França e o Partido da Independência do Reino Unido foi o mais votado no país nas eleições para o Parlamento Europeu há dois anos.

Como a Áustria adota um regime parlamentarista, o cargo de presidente ou chefe de Estado é cerimonial. Mesmo assim, a vitória da ultradireita é um sinal de alerta.

A Áustria está na linha de frente dos países afetados pelo movimento de refugiados e imigrantes da África e da Ásia, que aumenta com a Primavera no Hemisfério Norte. Hofer centrou sua campanha na luta contra a imigração,

O segundo turno da eleição presidencial austríaca será realizado em 22 de maio de 2016.

Nenhum comentário: