segunda-feira, 4 de abril de 2016

Presidente da Armênia aceita cessar-fogo em Nagorno-Karabakh

O presidente da ex-república soviética da Armênia, Serj Sakissian, declarou hoje ser a favor de um cessar-fogo no conflito com a ex-republica soviética do Azerbaijão pelo território de Nagorno-Karabakh, um enclave de maioria armênia em território azerbaijano, mas exige o retorno das forças às posições de 1º de abril.

A violência voltou a explodir entre os dois países em 2 de abril, quando cerca de 30 soldados foram mortos. O Ministério do Exterior de Azerbaijão anunciou ontem uma trégua unilateral, mas exigiu respeito à integridade territorial do país. Os dois países se acusam mutuamente pelo reinício do conflito.

Nagorno-Karabakh (Alto Karabakh) é uma região do Azerbaijão onde os armênios são maioria por causa de uma migração forçada ordenada pelo ditador soviético Josef Stalin. Com o declínio da União Soviética e a abertura política promovida por Mikhail Gorbachev, os conflitos nacionalistas ressurgiram.

A guerra por Nagorno-Karabakh estourou em 1988 e terminou em 1994 depois de morte de 6 mil armênios e 11 mil azerbaijanos, com o controle da Armênia sobre o território.

Nenhum comentário: