O primeiro-ministro da Austrália, o conservador Malcolm Turnbull anunciou hoje a intenção de dissolver o Congresso e convocar eleições parlamentares antecipadas para 2 de julho de 2016, noticiou a televisão pública britânica BBC.
Ontem, o Senado bloqueou um projeto de lei do governo pela segunda vez. Pela Constituição da Austrália, isso permite ao primeiro-ministro antecipar as eleições gerais, o que deve ser feito depois da aprovação do orçamento, prevista para 3 de maio.
Turnbull tornou-se o quinto primeiro-ministro da Austrália em cinco anos em setembro de 2015, depois de derrotar o então chefe de governo, Tony Abbott, numa disputa interna pela liderança do Partido Liberal. Agora, busca a legitimidade do voto popular.
Para voltar ao poder, a oposição trabalhista precisa conquistar 21 cadeiras na Câmara, capturando 4,3% dos votos dados aos conservadores nas eleições de 7 de setembro de 2013.
Este é o blog do jornalista Nelson Franco Jobim, Mestre em Relações Internacionais pela London School of Economics, ex-correspondente do Jornal do Brasil em Londres, ex-editor internacional do Jornal da Globo e da TV Brasil, ex-professor de jornalismo e de relações internacionais na UniverCidade, no Rio de Janeiro. Todos os comentários, críticas e sugestões são bem-vindos, mas não serão publicadas mensagens discriminatórias, racistas, sexistas ou com ofensas pessoais.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário